Ementa semanal

25.1.13
Mais uma 6ª feira e mais uma ementa semanal.

Na semana passada não houve, mas como expliquei, a quem mandou mensagem e mail a perguntar por ela, a C* estava doentinha e a precisar dos mimos da mãe! 

Para quem segue o blogue à pouco tempo e que me perguntaram se as ementas semanais são regulares a resposta é: sim! Todas as sextas feiras sai uma nova (só não sai mesmo se não me for possivel por motivos de força maior).

E sai à sexta-feira para que se possa organizar durante o fim-de-semana, indo às compras e adiantando certos cozinhados para que durante a semana já  tenha a tarefa facilitada.

Acabaram-se as dores de cabeça de todos os dias ter de pensar o que fazer para o jantar!

A ementa é também pensada para as mães cujos filhos levam almoço para a escola e até para as mães que levam almoço para o trabalho que, segundo o feed-back que tenho, são cada vez mais!

Vamos então à ementa e dicas para esta semana!


Dicas e sugestões:
1. Este domingo à noite faça um frango guizado, ou frando assado para o jantar. Com o que sobrar, desfie, junte umas ervilhas, cenoura ralada, courgete (alguns legumes que tenha) e faça uma quiche para o almoço de 2ª feira.
Quando fizer quiches substitua as natas por iogurte natural para uma opção mais saúdavel e igualmente saborosa.

2. Na 3ª feira sugiro bacalhau à brás para o jantar e na 4ª arroz de bacalhau para o almoço. Isto tem uma razão de ser. É que bacahau à brás aquecido fica sem graça! E não queremos ter muito trabalho a fazer um almoço de raíz para 4ª feira, certo? Então faça assim: Faça a cebolada com o bacalhau e antes de juntar os ovos e batata retire um pouco da mesma. Depois é só pôr esta cebolada de bacalhau num tachinho, juntar a medida de água pretendida e o arroz. E voilá! Simples e rapidamente temos o almoço feito!

3. 4ª feira à noite é dia de Carbonara! Os miúdos adoram! E nós também. Mas podemos variar um bocadinho para não ser sempre igual... Esta semana vamos fazê-la com massa de lacinhos!
Outra sugestão: Uma boa forma de conseguir que as crianças mais reticentes aos legumes os comam, é disfarcá-los. Fica óptimo se na carbonara, juntar cubinhos de tomate fresco, cogumelos frescos, ou courgette em meias luas fininhas salteadas num pouco de azeite, ou espinafres cozidos, ervilhas, ... arrisque! Vai ficar que fica óptimo, mais colorido e mais saudável.

4. Na 5ª feira à noite é dia de pescada cozida com batata cozida e legumes. Com a batata que sobrar faça um puré rápido para o almoço do dia a seguir com o resto da pescada já arranjadinha para os miúdos.

5. No domingo ao almoço sugiro uma sopa de peixe. Faça uma daquelas óptimas que podem levar massinha, camarões e que é por si só uma refeição completa, quentinha, saborosa e nutritiva!

6. Ainda no domingo... Ao jantar sugiro Lombo assado. E a minha sugestão sempre que fizer lombo assado é: Compre um lombo grande. Asse-o todo e depois congele metade. Vai-lhe ser útil para outro dia e já fica cozinhado!

Se quiser alguma receita... peça-me! Terei todo o gosto em ajudar!
Ainda não tem o seu quadro para planear a semana? Peça-me para o e-mail! 
borboleta.loja@gmail.com

Para ver todas as ementas publicadas até hoje:

E esta semana fico por aqui! Espero que goste das sugestões e que a ajude!!!

Beijinhos e bom fim-de-semana
Volto na segunda com novidades giras!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário